A História de Jonas

by - maio 09, 2024

A História de Jonas e o Grande Peixe: Uma Lição sobre Obediência

A Chamada de Deus

Há muitos e muitos anos atrás, existia um homem chamado Jonas. Um dia, Deus falou com ele e disse: "Jonas, há uma cidade chamada Nínive, onde as pessoas estão fazendo muitas coisas erradas. Eu preciso que você vá até lá e fale com elas sobre Mim e sobre o Meu amor. Diga-lhes que elas precisam se arrepender de suas maldades."

No entanto, Jonas não quis obedecer a Deus. Ele escolheu fugir, indo para outra cidade chamada Társis. Isso já aconteceu com você, não é mesmo? Sua mãe ou seu pai te pedem para fazer algo, como tomar banho ou fazer a lição de casa, e você escolhe não obedecer. Será que isso dá certo?

A Fuga de Jonas

Jonas encontrou um navio que estava indo para Társis e resolveu embarcar, pois queria fugir de Deus. Quando o navio estava em alto mar, veio uma grande tempestade que balançava o barco de um lado para o outro, e parecia que ele ia afundar. Os marinheiros ficaram desesperados, gritando por socorro e jogando todas as bagagens do navio no mar, tentando evitar que ele afundasse.

Enquanto isso, Jonas dormia no porão do navio. O capitão foi até onde ele estava e o acordou, dizendo: "Ei, acorda! O navio está quase afundando. Levanta e pede socorro ao seu Deus, quem sabe Ele nos ajude."

Imagine só, Jonas conseguia dormir com todo aquele caos acontecendo no navio! Os marinheiros fizeram uma espécie de sorteio para descobrir quem estava causando todo aquele alvoroço, e adivinha só? O nome de Jonas foi sorteado.

Indignados, os marinheiros perguntaram a ele: "Ei, quem é você? De onde você é? O que está fazendo nesse navio?" Jonas respondeu: "Eu sou o hebreu, eu sirvo ao Deus verdadeiro, aquele que criou o céu, a terra e o mar. Sou eu o culpado de todo esse caos. Podem me jogar no mar, assim a tempestade vai se acalmar."

Os marinheiros ficaram com pena de Jonas e tentaram remar com toda a força até a praia mais próxima, mas não deram certo. Foi quando eles pediram perdão a Deus e jogaram Jonas no mar.

Jonas e o Grande Peixe

Nesse momento, Deus pediu a um grande peixe que engolisse Jonas. Imagine só, Jonas entrou na barriga de um grande peixe! Deve ter sido um cheiro horrível lá dentro, e ele ficou lá por três dias e três noites.

Lá dentro da barriga do peixe, Jonas fez uma oração, dizendo: "Senhor, eu deveria estar morto agora, mas você me salvou. Aquela terrível tempestade me cercou por todos os lados e eu pensei que fosse morrer sem poder falar com você de novo. Mas quando eu gritei por socorro, você ouviu a minha voz. Me perdoe, Senhor, eu não deveria ter fugido. Eu vou fazer o que você me pediu e levar o seu amor até a cidade de Nínive."

Nesse momento, o peixe vomitou Jonas na praia. Imagina só, não deve ter sido nada agradável! Depois de um bom banho para tirar aquele cheiro de peixe, Jonas foi para Nínive.

A Transformação de Nínive

Em Nínive, Jonas começou a anunciar a palavra de Deus que tinha recebido. Ele dizia a todos que se arrependessem de suas maldades e se voltassem para Deus.

Depois de alguns dias, o rei de Nínive ficou sabendo sobre o que Jonas estava anunciando e se arrependeu. Ele também disse a toda a população que se arrependessem de suas maldades e se voltassem para Deus.

Assim, a cidade de Nínive foi perdoada e totalmente transformada pelo amor de Deus, anunciado por Jonas.

Aprendendo com a História de Jonas

A história de Jonas é incrível e se parece muito com algumas coisas que acontecem conosco. Jonas não obedeceu na primeira vez que Deus pediu, e isso não foi nada bom. Às vezes, nossos pais ou responsáveis pedem para a gente fazer algo, e nós ficamos enrolando, pensando: "Depois eu faço, já vou tal, refletir sobre isso."

A partir de hoje, vamos tentar sempre obedecer na primeira chamada. Conto com você nessa missão!

You May Also Like

0 Comentários

"Este blogue respeita todos os seus leitores... sua presença é fundamental para o sucesso deste blog".
Agradeço pelo seu comentário!"