Histórias Biblicas ilustradas



A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO



1. Objetivos:


* Falar sobre a tristeza e aflição que a gente sente quando alguém morre

* Mostrar como Jesus é a ressurreição e a vida.


2. Lição Bíblica:
Mateus 26.1-5; Marcos 14.1-2; Lucas 22.1-2; João 11.1-57 (Leitura bíblica para o professor)

João 11.1-54 (Base bíblica para a história)
Versículo para decorar:João 11.25 “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra viverá”.



Ponto de contato:
Quando alguém que nós amamos morre, sentimos tristes e aflitos. Esta profunda tristeza e aflição muitas vezes trazem lágrimas, solidão, e raiva. Sentimos tristeza quando nossos cachorros morrem, quando parentes morrem, e quando amigos morrem. Profunda tristeza é quase sempre ligada com morte. Vamos ver uma vez na Bíblia quando um amigo de Jesus morreu.
História Bíblica:
Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele e suas irmãs, Maria e Marta, moravam no povoado de Betânia. As irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus:
       Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente!

Jesus estimava muito Marta, e sua irmã, e também Lázaro. Quando soube que Lázaro estava doente, demoraram-se ainda dois dias onde estava. Então disse aos seus discípulos:

      Vamos voltar para a Judéia.
Mas eles disseram:
       Mestre, agora mesmo os judeus de lá queriam apedrejá-lo, e o Senhor quer voltar?
Então Tomé, chamado o Gêmeo, disse aos seus companheiros:

       Vamos nós também, para morrer com o Mestre!
Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro havia sido enterrado. Quando Maria soube que Jesus estava chegando, foi encontrar-se com ele. Maria, porém, ficou em casa. Então Maria disse a Jesus:

       Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido! Mas eu sei que, mesmo assim, Deus dará tudo o que o Senhor pedir.
Então Jesus afirmou:

       Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você crê nisto?

Sim, Senhor! Disse ela. – Eu creio que o Senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.

Quando Maria chegou onde Jesus estava, caiu aos pés dele, dizendo:

Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido!

Jesus viu Maria chorar, e viu que os judeus que estavam com ela também choravam. Então ficou muito triste e comovido, e perguntou:

       Onde é que vocês o sepultaram?

Senhor venha ver – responderam.

Jesus chorou. Então os judeus disseram:

       Vejam como ele estimava Lázaro!

Mas alguns disseram:

       Ele curou o cego. Será que não podia fazer alguma coisa para que Lázaro não morresse?

Jesus ficou outra vez muito comovido. Foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrado.

      Tirem a pedra! Ordenou ele.

Marta, a irmã de Lázaro, disse:

Senhor, ele está cheirando mal, pois faz quatro dias que foi sepultado!

Eu disse que, se você crer, verá a glória de Deus – respondeu Jesus.

Aí tiraram a pedra. Jesus olhou para o céu, e disse:

Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves; mas eu falei assim por causa da multidão que está aqui, para que acreditem que te me enviastes.
Depois de dizer isto, gritou:

Lázaro! Venha para fora!

E Lázaro saiu. Seus pés e suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e ele tinha uma faixa em volta do rosto. Então Jesus disse:

       Desenrolem as faixas, e deixem que ele vá.

Muitos judeus que tinham ido visitar Maria viram o que Jesus fez, e creram nele. Mas alguns voltaram e contaram aos fariseus o que ele havia feito. Então os fariseus e os chefes dos sacerdotes se reuniram com o Conselho Superior, e disseram:

       Que é que vamos fazer? Este homem está fazendo muitos milagres! Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele.

Então, daquele dia em diante, os líderes judeus fizeram planos para matar Jesus.

Quando Lázaro morreu, Jesus ficou triste e chorou. Jesus ressuscitou o Lázaro por causa do amor que tinha por aquela família e a fim de que os outros acreditassem nele. Mas, mais tarde quando a vida de Lázaro finalmente acabou Jesus não estava lá. Talvez Maria e Marta tivessem que passar por isso sozinha. Um conforto para elas era saber que Jesus é a ressurreição e a vida e que todos nós podemos ser ressuscitados para viver com Ele um dia.




Lição Prática: 
 Deixe as crianças fazerem uma lista das coisas pelas quais querem dar graças a Deus. Deixe cada criança fazer uma oração. Ajude as crianças a fazerem uma lista bem grande das bênçãos que têm.

Perguntas:1
  Onde morava Maria, Marta e Lázaro?

2 Quando Jesus soube que Lázaro estava doente, Ele demorou-se quantos dias?

3 Por que seus discípulos não queriam que Jesus voltasse à Judéia?

4 Quem foi para ver Jesus primeiro, Marta ou Maria?

5 O que ela falou?

6 Quando Jesus viu a tristeza de Maria e Marta, o que Jesus fez?

7 Por que Marta não queria que eles tirassem a pedra da entrada do túmulo?

8 O que Jesus falou para Lázaro?

9 Quem queria matar Jesus por causa disso?



Jesus ressuscita a Lázaro

Jesus tinha um amigo chamado Lázaro.
Um dia, Lázaro ficou muito doente.
Sua irmã Maria enviou uma mensagem para Jesus, pedindo que ele viesse.
Mas quando Jesus chegou Lázaro já estava morto e sepultado fazia quatro dias.
Marta, a outra irmã de Lázaro disse a Jesus: Senhor se estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.
Jesus disse: Tenha fé, seu irmão ressuscitará. Eu sou a vida. Aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá.
Jesus foi até onde Lázaro estava e ordenou que tirassem a pedra da entrada.
Jesus orou a Deus e ordenou: Lázaro venha para fora!
No mesmo instante Lázaro reviveu.
Todos ficaram maravilhados com o poder de Jesus.
Jesus tem o poder de vencer a morte!

Complete, de acordo com o texto:

1. Jesus tinha um amigo chamado__________________________.
2. O amigo de Jesus tinha duas irmãs chamadas: _____________________e _____________________.
3. Quando Jesus chegou seu amigo Lázaro estava: _________________.

4. Jesus orou e ordenou:
__________________ venha __________________.

5. Ressuscitou é a mesma coisa que ___________________.
6. Jesus tem o poder de vencer a _________________.









encontrei essa história Bíblica no site










O REI SÁBIO - SALOMÃO



Os tempos modernos em que vivemos são tempos de concorrência desleal. Nossos alunos são doutrinados pelo “mundo” com seus recursos audiovisuais e tecnologia de ponta: TV, cinema, vídeo game, computador, internet, etc. enquanto isso, grande parte de nossas igrejas não dispõe nem ao menos do básico em visuais, quer seja por escassez de recursos ou por falta de visão. E isso dificulta a prender a atenção do aluno. Porém, o Deus que deu sabedoria para Salomão governar o povo pode nos dar sabedoria para tornarmos a sala de aula num rico e cativante local de aprendizagem. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tg 1:5).
Ler: 1 Reis caps. 1, 2:1-12; 3,8.

Versículo para DECORAR: "Deus é sábio e poderoso" - Jó 12:13

APLICAÇÃO: ensinar que a verdadeira sabedoria é entender as coisas de Deus.

Se você fosse fazer um pedido especial para Deus, o que pediria? (Ouça as crianças, e pensem juntos nas conseqüências dos pedidos.) na lição de hoje, vamos aprender sobre um homem que fez um pedido muito importante a Deus



Vocês estão lembrados de Davi? (Professor, recorde a lição anterior.) Davi estava ficando velho e escolheu Salomão, seu filho, para ficar no seu lugar como rei de Israel. Quando Davi estava perto de morrer, chamou Salomão para lhe explicar muitas coisas, e disse: “Seja corajoso, faça aquilo que Deus mandar, obedeça todas as suas leis e mandamentos...” (2 Rs2:2). Depois disso Davi morreu.Numa noite, quando Salomão estava dormindo o Senhor falou com ele num sonho.

Deus disse a Salomão que ele poderia pedir qualquer coisa que Deus daria: riqueza, terras, castelos maravilhosos, qualquer coisa! Se fosse você, o que pediria? (Deixe as crianças responderem.) Mas sabe o que ele pediu para Deus? Sabedoria, isto mesmo. Vocês sabem o que é isso?Sabedoria é ter inteligência para escolher a coisa certa, sabedoria é entender a Palavra de Deus e andar conforme ela ensina. Salomão sabia que, para tomar conta de um grande povo, teria que escolher e tomar sempre a melhor decisão. Deus respondeu a Salomão “Porque você não me pediu riquezas, mas pediu um coração sábio, vou lhe dar muito mias: você será o homem mais sábio do mundo, ninguém nem antes e nem depois de você será tão inteligente, dar-lhe-ei também muitas riquezas”. Salomão foi mesmo o homem mais inteligente do mundo. Na Bíblia há três livros que ele escreveu. (Professor mostre os livros na sua Bíblia: Provérbios, Eclesiastes e Cantares.)

Chegou o grande momento de Salomão usar a sabedoria que Deus havia lhe dado. Isto aconteceu quando surgiu um problema entre duas mulheres, por causa de um bebê.Duas mulheres, cada uma com seu bebê, dormiam no mesmo quarto quando uma delas percebeu que seu filho havia morrido. Ela foi até a outra que dormia e colocou o seu filho morto nos braços dela e pegou o filho desta mulher que estava vivo, quando a mulher acordou, viu que a criança estava morta e que não era o seu filho. 

Então, as duas mulheres começaram a brigar por causa da criança e cada uma delas dizia que o filho era seu. Elas foram levadas ao rei Salomão para que ele resolvesse o problema. Assim que chegaram lá, contaram toda a história e Salomão não conseguia saber quem estava dizendo a verdade.

Então, com a sabedoria que Deus havia lhe dado, fez um teste com essas mulheres: chamou um soldado e ordenou que cortasse o bebê ao meio e desse uma parte para cada uma das mães. Será que o soldado iria fazer isso? Claro que não! Salomão não queria maltratar a criança, uma das mulheres disse: pode cortar a criança. Mas a mãe verdadeira disse: por favor, senhor, não mate o meu filho! Entregue-o a esta mulher! Salomão, então, pode perceber qual era a mãe verdadeira: aquela que amava tanto que daria o seu filho para outra pessoa para que ele não morresse. Salomão, então, deu o bebê para a mãe verdadeira. Ele foi mesmo um homem sábio.

Salomão se tornou um rei tão rico que construiu um grande palácio para ele, construiu o Templo de adoração a Deus. Nos dia da inauguração do Templo, vieram pessoas de vários lugares. Houve um culto de adoração a Deus, Salomão falou ao povo sobre tudo o que Deus havia feito por eles, orou pedindo a benção de Deus sobre ele e louvaram ao Senhor. A grande festa durou sete dias.


Sabedoria é uma coisa muito importante para se pedir a Deus. A verdadeira sabedoria é entender a Palavra de Deus, e andar de acordo com o que ela ensina. Ore pedindo a Deus que você sinta sempre o desejo de estar na igreja para aprender mais das coisas dEle, que você entenda as história bíblicas; que você entenda tudo o que a professora ensinar na escola. Você pode, também, fazer um pedido muito especial para Jesus: que Ele venha morar no seu coração. Para que Ele atenda o seu pedido, você deve aceitá-lo como seu Salvador. (Professor leve seu aluno a Cristo).



Fonte: Editora Cristã Evangélica - HERÓIS, REIS E RAINHAS




SERIE DE ESTUDOS: HERÓIS DA FÉ



LIÇÃO 1: HERÓIS DA FÉ
Principio da lição
: Eu também posso ser um herói da fé e amigo de Deus.
Base bíblica: Hebreus 11:1 – Marcos 11:23 – Romanos 10:17
Texto chave: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” Hebreus 11:1


Objetivos educativos:
Ao final da lição as crianças poderão:

Conhecer o significado da fé


Entender como a fé cresce e se alimenta, e identificar os inimigos da fé.

Definir a palavra herói segundo a Bíblia.

Nomear heróis de hoje

Diferenciar heróis verdadeiros dos fantasiosos.

Quebra-gelo:
Existem muitos heróis inventados pelos homens, alguns são muito velozes, outros muito fortes, alguns deles conseguem voar e outros nadar, os trajes e vestimentas deles são muito diferentes. Qual é o seu super herói preferido? Como é a sua roupa ou aparência? Qual é o poder que o caracteriza?
(permita comentários de todos as crianças)

Hora da Palavra
Todos temos pessoas que admiramos porque possuem alguma qualidade ou capacidade especial. Eles são heróis para nós.
Você pode nomear alguém próximo que você admira muito e considera um herói? (permita comentários)
Você pode dizer o que significa a palavra HERÓI? (permita comentários)
Veja, segundo o dicionário a definição de HEROI é: Aquele que se distingue pelo seu valor, virtudes ou por suas ações extraordinárias. São pessoas que executam atos heroicos.
Vocês sabiam que na Bíblia há muitos heróis? Sim, pessoas que fizeram grandes atos de valentia e fé. Pessoas que foram lembradas pela confiança em Deus em situações adversas, pessoas que fecharam a boca de leões, que oraram por doentes e receberam seu milagre, pessoas que deixaram as suas casas para servir a Deus em países distantes sendo grande bênçãos para as nações, alguns apagaram incêndios terríveis e escaparam de serem mortos à espada. Eram fracos, mas se tornaram fortes. Foram poderosos na guerra e venceram exércitos estrangeiros. Ressuscitaram mortos, foram perseguidos por amor a Jesus. Homens e mulheres dignos e valorosos, HEROIS DA FE.

Em Hebreus capitulo 11 temos um listado de alguns heróis da Bíblia, pessoas que foram amigas de Deus, pessoas de fé.
Estas pessoas segundo Hebreus 11 tinham algo em comum, a sua FÉ em Deus. Vejamos um pouquinho o que é a fé.

O que você acha que é a fé? (permita respostas)
Pode dar algum exemplo de fé? (permita respostas)
Leia a definição de fé de Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”
Fé é crer com o coração na Palavra de Deus. Mas não somente crer, a fé tem boca! Devemos expressar a palavra de Deus para que obtenhamos a resposta.
Veja em Marcos 11:23 nos disse que devemos falar a palavra da fé.
Como a nossa fé cresce e se alimenta? (Romanos 10:17) (permita respostas) Sim, a fé vem pelo ouvir a poderosa Palavra de Deus. Por isso é tão importante que leiamos a palavra de Deus e que nos congreguemos na igreja.
E assim como aqueles homens e mulheres de fé de Hebreus 11, nós também podemos nos tornar Heróis da fé e ser chamados amigos de Deus.

Você tem fé, você tem crido no Senhor Jesus e o tem recebido no seu coração como seu Salvador? (permita respostas)
Você tem alimentado a sua fé? Como?
Quais são os inimigos dá fé, o que você acha? (permita respostas)
Nestas próximas semanas estudaremos cada um destes Heróis da Fé de Hebreus 11.
Momento de oração:
Líder se alguma criança não recebeu a Jesus como o seu salvador, guie-a em oração. Logo depois ore pedido ao Senhor que desperte fome nas crianças pelo Senhor e pela sua Palavra, ore para que a fé deles cresça.

Atividades.
Como dissemos, cada um de nós pode ser um Herói da Fé. Imagine um traje bem bonito para você e desenhe-o. Pinte bem bonito.




LIÇÃO 2: HERÓIS DA FÉ: ABEL


Principio da lição: Abel foi um herói na fé porque com a sua oferta declarou que precisava do Salvador.
Base bíblica: Hebreus 11:6 – Hebreu 9:22 – Hebreus 11:4
Texto chave: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus” Hebreus 11:6
Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:

Entender porque Deus se agradou da oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim.

Entender o significado da palavra substituto.
Quebra-gelo:
Líder leve uma caixinha envolvida com papel de presente, e dentro coloque varios papeizinhos escritos, ou pequenos presentes. Por exemplo: Carro, muito dinheiro, casa, moedas, brinquedos, carrinhos, bonecas, etc. Um deles deve dizer: MEU CORAÇAO.
Diga: Crianças hoje vamos entregar um presente ao Senhor. Aqui dentro tem varias papeizinhos escritos com presentes para serem entregues ao Senhor. Vejamos, qual deles você acha que o Senhor gostaria mais de receber? (leia todos os papeizinhos e permita respostas)
Sim, com certeza, o melhor presente é o nosso coração!


Hora da Palavra
Depois que Adão e Eva pecaram e foram expulsos do jardim do Éden tiveram dois filhos. O nome do primeiro era Caim e do segundo era Abel. Eles nasceram fora do jardim. Os dois filhos tinham herdado a natureza pecaminosa, e as consequências do pecados dos seus pais.
Com certeza diariamente Adão e Eva deviam contar para os seus filhos como era o jardim do Éden, como eles falavam com Deus, como tudo era harmonioso e cheio da presença de Deus.
Também com muita tristeza eles relatavam o obscuro momento da desobediência e as consequências da mesma.

Você sabe como foi a desobediência de Adão e Eva? (permita comentários)
Sim, eles tinham comido do fruto que Deus havia proibido de comer! Eles tinham desobedecido a Palavra de Deus deliberadamente!
E os atos de Adão e Eva tiveram graves consequências!

Você pode dizer algumas consequências do pecado? (permita comentários)
Sim, eles foram expulsos do jardim do Éden, e agora o pecado havia entrado na raça humana, a enfermidade e a morte. O pecado levantou uma barreira entre o homem pecador e o Senhor santo. Agora o homem deveria trabalhar para poder viver, a mulher agora sentiria dores na hora de nascer os bebes e também a criação mudou. A criação, a terra agora estava amaldiçoada.
Quando Adão e Eva contavam estas coisas para os filhos eles esperavam um momento muito especial na história.
-Nós merecíamos morrer por causa do nosso pecado! -Dizia Adão para os filhos.
-Sim, mas Deus em sua misericórdia fez com que outro pagasse pelo nosso pecado! Outro derramou o seu sangue em nosso lugar! Dizia Eva emocionada.
- Sim!! Deus matou um cordeiro e com o seu sangue cobriu o nosso pecado, ele nos vestiu com as suas peles. Disse Adão.
-Lembrem filhos! Necessitamos da misericórdia de Deus, precisamos de um substituto, precisamos do sangue de um cordeiro. Assim seremos aceitos pelo Senhor!

vocês sabem que esse sacrifício lá no Éden apontava para o nosso salvador Jesus? Sim! Ele morreu em nosso lugar para que possamos ser aceitos diante de Deus novamente! Aleluia! Quem aqui pediu para que Jesus o perdoe, o lave e limpe? Gloria a Deus!

Abel guardava no seu coração cada uma das palavras que os seus pais contavam, já Caim discordava, ele achava que não era tão pecador assim, e que se fizesse uma oferta com as suas mãos poderia agradar a Deus.
Então um dia, Caim menosprezando a necessidade do sacrifício, negou o pecado que havia nele e pegou do fruto da terra que agora era amaldiçoada e entregou uma oferta ao Senhor. Ele pensava que assim poderia agradar a Deus!
Mas o Senhor não se agradou de Caim, nem de sua oferta! Deus tinha ensinado desde o inicio que era necessário um sacrifício de sangue para que o homem pudesse ser aceito por Deus.
Mas Abel entendeu que nenhuma boa obra poderia permitir o acesso a Deus. Simplesmente se apresentou como pecador ao Senhor e entregou também um substituto; alguém que pagaria o preço do pecado, morrendo em seu lugar. Um cordeiro sem defeito. Em Hebreus 9:22 disse: “Sem derramamento de sangue não há perdão” Abel teve fé. A sua fé apontava para Jesus, o perfeito substituto. Ele creu na figura de Jesus quando ofereceu um cordeiro ao Senhor. Com os seus atos, Abel disse ao Senhor: Eu preciso de um salvador!
E esta atitude agradou ao Senhor!

Você sabe o que significa substituto? (permita respostas) Substituto é alguém que ocupa o lugar do outro.
A Bíblia disse em Hebreus 11:4 ” Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas. Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala.”
Hoje, você e eu também precisamos de um salvador. As vezes algumas crianças pensam que somente em comportar-se bem ou fazer algumas coisas boas já bastam para agradar o Senhor. Outras, pensam que não precisam de Jesus! Mas com o Herói da Fé ABEL, aprendemos que precisamos de um cordeiro, um salvador. E esse cordeiro é Jesus. Ele morreu em nosso lugar e pagou o preço do nosso pecado, derramou o seu sangue por nós, para que possamos entrar na presença de Deus. Para que possamos ser chamados filhos de Deus.
Devemos entregar ao Senhor o que ele nos pede: a Fé em Jesus.

Quem aqui recebeu a Jesus como Senhor e salvador? (permita respostas)

Quem deseja agradar a Deus como Abel?? Quem deseja ter fé em Jesus Cristo?
Momento de Oração: Líder guie em uma oração aquelas crianças que desejam receber a Jesus como seu salvador. Depois agradeça a Jesus por se oferecer como o cordeiro substituto, por nos perdoar e purificar. Peça também ao Senhor que aumente a fé das crianças.
Atividade: entregue uma folhinha com a atividade.










LIÇÃO 3: HERÓIS DA FÉ: ENOQUE

Principio da lição: Eu posso ser amigo de Deus como Enoque foi.
Base bíblica: Hebreus 11:5 – Gn 5:21 ao 24 – 2 Timóteo 2:4
Texto chave: ” Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus para si o tomou ” Hebreus 11:5
Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:

Experimentar hoje o desejo de andar com Deus, como Enoque andou.

Fazer a escolha de viver fielmente no mundo, mas sem ser do mundo.
Quebra-gelo: Divida a célula em dois grupos e coloque-os frente fente. Entregue uma pequena bola para um dois grupos e diga: Eu direi pra vocês uma letra do alfabeto e vocês deverão dizer como deve ser um amigo em uma palavra que comece com a letra indicada. Por exemplo: letra A: alegre, amoroso, amigo, atencioso, etc. Depois deverão passar a bola para o grupo da frente. Perderá o grupo que não conseguir dizer uma palavra de qualidade sobre a amizade. Pode brincar a quantidade de vezes quiser.
Hora da Palavra
Na lista dos heróis da fé encontramos um homem que não foi muito famoso e que tem uma biografia muito pequena na Bíblia, mas é um verdadeiro herói da fé. Seu nome é Enoque.
Em Genesis 5:21 ao 24 disse : “Viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou Matusalém. Andou Enoque com Deus, depois que gerou Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. Foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus para si o tomou”

O que você acha que significa andar com Deus? (permita respostas)
É cultivar uma amizade profunda e de confiança com Deus.Para isto, é preciso dedicar, diariamente, um tempo para estar a sós com Deus, com Sua palavra e em oração.
Enoque vivia num tempo onde as pessoas eram egoístas e cheias de si. Havia muito pecado na terra e ninguém temia ao Senhor, mas Enoque ficava triste com isso. Enoque amava a Deus e o buscava diariamente em orações e sacrifícios. Ele tinha uma relação de amizade com Deus

FIGURA 1

Como você acha que os bons amigos devem se relacionar ? (permita resposta)
Sim! Os bons amigos conversam, passam tempo juntos, se relacionam. Assim era Enoque e Deus. Enoque orava, conversava com Deus, ele incluía a Deus em todas as suas atividades. Nunca esquecia que a presença de Deus estava com Ele. O Senhor e Enoque eram amigos inseparáveis.

FIGURA 2

Enoque não permitia que o mundo com sua maldade o afastasse do Senhor, muito pelo contrario, ele foi testemunha para todos do grande amor e poder de Deus. No livro de Judas lemos que Enoque falava publicamente para as pessoas se arrependerem dos seus pecados.
Por ter-se mantido firme no Senhor, com a sua fé fortalecida nEle lemos em Hebreus 11:5 que Deus se agradou de Enoque.
A Bíblia diz em 2 Timoteo 2:4 “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. “ Agradamos a Deus quando não nos envolvemos com o mundo, quando colocamos a Deus em primeiro lugar em nossas vidas.
Nós também podemos ser amigos de Deus como foi Enoque.
Alguns somente conversam ou passam tempo com Deus uma vez por semana aos domingos. Eles se esquecem que, se receberam a Jesus em seus corações, Ele passa a morar dentro da gente, trazendo vida ao nosso espírito. Agora estamos unidos com Deus, somos a casa de Deus na terra. Devemos desenvolver uma amizade e não esquecer que Ele mora em nós todo o tempo. Incluamos ao Senhor em tudo o que fizermos, conversemos com Ele em oração diariamente, digamos palavras de amor para Ele, e que o coloquemos em primeiro lugar na nossa vida.

Que devemos fazer para desenvolver uma amizade mais intima com Deus?

Que coisas devemos deixar de fazer para agradar a Deus?

FIGURA 3

Sabem o que aconteceu com Enoque?
Vejamos em Hebreus 11:5
Sim, ele não morreu!! Estava tão perto de Deus, amava tanto ao Senhor que o Senhor o levou com ele para o céu!! Gloria a Deus!!!!

Qual é a recompensa daqueles que andam com o Senhor e são amigos dEle? (permita comentários)

MOMENTO DE ORAÇAO
Líder, guie as crianças em oração pedindo perdão por não desenvolver uma amizade profunda com Ele. Guie-os a convidar ao Senhor para que seja o primeiro em suas vidas.

ATIVIDADE:
Entregue a folhinha com a atividade de Enoque. Recorte a figura de Enoque e passe um cordão em Enoque e o outro estremo na nuvem. Recriaremos o momento em que Enoque foi trasladado pelo Senhor.


Enoque 1       Enoque 2        Enoque 3    


atividade Enoque         Exemplo atividade Enoque





LIÇÃO 4: HERÓIS DA FÉ:NOÉ

Principio da lição: Quem tem fé obedece a Palavra de Deus.
Base bíblica: Hebreus 11: 7 – Gênesis 6:5-7
Texto chave: Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. Tiago 2:17


OBJETIVOS EDUCATIVOS: Ao final da lição as crianças poderão:

Entender que a fé fica evidente na obediência dos filhos de Deus.

Decidir levar um estilo de vida que crê e obedece a palavra de Deus.

QUEBRA-GELO:
Material: cartões com nomes de bichos, uma para cada criança.
Antes da brincadeira distribua os cartões. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.
O Líder da célula é o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para Noé. As crianças então perguntam: “Seu Noé posso ir? Quantos passos?”
O Noé responde, por exemplo: “5 passos de coelho”. Assim, as crianças com cartão de coelho devem dar 

5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal
bicho.
Combinamos que se o Noé dissesse “5 passos de bicharada” todas as crianças andariam, cada qual
imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé, as cadeiras estejam organizadas e que elas representem a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para sentarem na arca.

HORA DA PALAVRA

No inicio, depois de Caim e Abel, os homens começaram a se multiplicar sobre a face da
terra, mas maldade também se multiplicava, e a Bíblia diz, em Gênesis 6:5-7, que o Senhor arrependeu-se de haver feito o homem sobre a terra, pesando-lhe o coração, de tal maneira que decidiu destruir toda a Sua criação.
Mas havia um homem especial que atraiu os olhos de Deus e achou graça diante Dele: Noé. “Achar graça significa que o Senhor olhava Noé com bons olhos, Deus gostou da conduta de Noé e desejou fazer o bem para ele. Mas, por que Noé chamou a atenção de Deus? Noé era diferente dos demais homens do seu tempo. E como eram os homens do seu tempo? A Bíblia diz, em Gênesis 6:5: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”. Então, vamos entender que eles eram maus, imorais, violentos, não amavam a Deus e não havia respeito entre eles.
Noé, no entanto, era um homem justo e reto, que andava no temor do Senhor. Noé se mantinha separado do pecado, tinha uma família bem definida, era um homem completamente diferente.
Deus deu, então, uma ordem a Noé: Que construísse uma arca, nela subiria a sua família e casais de animais. O Senhor lhe deu todas as instruções: tamanho, material que deveria usar, etc. Porque enviaria um dilúvio sobre a terra trazendo destruição a tudo o criado.
Você pode achar que o pedido de Deus era algo normal, mas acontece que eles moravam em uma região seca, não tinha rio, nem mar. Além disso nunca havia chovido sobre a terra. O solo era regado por um vapor que subia da terra. Nunca ninguém tinha visto chuva.
Noé poderia ter duvidado ou se negado a fazer aquilo tão “estranho” que Deus tinha ordenado. Além disso o trabalho demandaria uns 100 anos de trabalho!
Mas a Bíblia disse em Hebreus 11:7 Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé.
Noé obedeceu a Deus ainda que não entendesse os seus planos. Ainda que nunca tivesse visto cair chuva dos céus nem morasse perto de rios ou mares. Ainda que todos debochassem e tentassem frustrar os seus planos. Ele obedeceu à palavra de Deus. Ele pus a sua fé em ação obedecendo.
Durante cem anos, Noé e seus filhos construíram a arca. Você pode imaginar tudo o que eles ouviram nesse tempo?
“Tá ficando doido?”
“Vai fazer o que com esse barco enorme, se não tem rio pra navegar?”
Talvez, se fosse hoje, as pessoas diriam:
“Xii! Pirou!”
“Coitado!”
“Tá maluco!”
Agora pense: 100 anos ouvindo, todos os dias, as mesmas gracinhas, piadas, xingamentos. Mas Noé não desistiu. Ele não perdeu o animo nem a fé em Deus. Continuo E enquanto construía, procurava falar do amor de Deus àquelas pessoas.
Quando a arca ficou pronta, ele entrou, com toda sua família e os animais. Noé tinha feito tudo o que Deus lhe havia mandado: “Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” (Gênesis 6:22)
Uma semana depois, a chuva começou a cair, e inundou toda a terra. Por 40 dias, a água desceu do céu com violência, inundando tudo, e tudo que tinha vida, morreu. Depois que a chuva parou, as águas demoraram a baixar. Quando a arca repousou sobre o Monte Ararat, Noé esperou alguns dias e soltou, primeiro, um corvo. Ele saiu e voltou, pouco tempo depois. Noé esperou mais alguns dias e soltou uma pomba, que voltou. Mais alguns dias, Noé soltou outra pomba, que voltou com uma folha de oliveira no bico, sinal que a terra havia secado. Depois, ele a soltou de novo, e ela não voltou. Ele esperou, então, a ordem de Deus para sair da arca, e, ao sair, sua primeira atitude foi levantar um altar ao Senhor e adorá-lO.
Obedecer parece muito difícil, e nem falar quando não entendemos aquilo que nos pedem para fazer. Sempre queremos entender ou saber os motivos dos pedidos. Mas Noé creu no Senhor e obedeceu sem perguntas nem reclamações.
Muitas vezes dizemos que temos fé, mas não obedecemos o que o Senhor manda, se crermos no Senhor devemos obedecer. O sinal de uma pessoa que tem fé é a sua obediência.
Devemos ter um coração como o de Noé que apesar de ter muita oposição, deboches, apesar de não entender o pedido do Senhor, ele obedeceu e foi perseverante em fazer aquilo que o Senhor lhe pediu.

Você é obediente a palavra de Deus? É obediente aos seus pais?

Tem alguma ordem que tem dificuldade de obedecer?

O que você deve fazer para ser obediente como Noé?

MOMENTO DE ORAÇÃO: Líder, guie as crianças em oração pedindo perdão ao Senhor pela desobediência. Guie-os a pedir ao Senhor uma coração cheio de fé e obediência parecido com o de Noé.

ATIVIDADE: Jogo da memória “Noé e os animais”
Pregar as copias numa cartolina. Colorir as peças do jogo da memória, recortar e brincar.



juego de la memoria Noe 1      juego de la memoria Noe 2



Mais figuras 











































































LIÇÃO 5: HERÓIS DA FÉ: 
ABRAÃO E O CHAMADO DE DEUS

Principio da lição: Precisamos obedecer quando o Senhor nos manda fazer alguma coisa.
Base bíblica: Hebreus 11: 8 – Gênesis 12:1-9
Texto chave: “Foi pela fé que Abraão, ao ser chamado por Deus, obedeceu e saiu para uma terra que Deus lhe prometeu dar.” Hebreus 11:8
OBJETIVOS EDUCATIVOS: Ao final da lição as crianças poderão:

Entender que muitas vezes Deus demanda que tenhamos fé ainda que não saibamos para onde ir ou não conheçamos os detalhes.

Tomar a decisão de obedecer a palavra de Deus sempre.

Decidir levar um estilo de vida que crê e obedece a palavra de Deus.

QUEBRA-GELO: A viagem de Abraão. Materiais: Uma venda para os olhos e vários objetos para colocar como obstáculos no caminho. Separe as crianças em duplas. Um de elas será a guia e a outra terá os olhos vendados. A criança de olhos vendados será colocada no inicio de um caminho montado com obstáculos. A sua companheira deverá guiar a criança de olhos vendados até o final do circuito somente com as suas indicações, sem tocar nela. Faça passar a cada criança pela experiência de caminhar sem saber a onde vai.
Converse com as crianças, de como é difícil seguir alguém com os olhos vendados, falar sobre as dificuldades, medo, insegurança, ao estarem com os olhos vendados, mas elas confiaram, em todo momento, em seguir a voz do guia.
Alguma vez fez alguma viagem muito longa sem saber qual era o destino? Com certeza não!
Hoje começaremos a estudar a vida de um herói da fé muito famoso, que fez uma longa viagem porque o Senhor mandou, sem saber o destino nem o lugar onde seria. Este homem se chama Abraão!

HORA DA PALAVRA
Gênesis 12:1-9

FIGURA 1
A Bíblia nos conta que há muitos anos atrás existia um homem chamado Abrão. Ele morava com sua família numa cidade chamada Ur dos Caldeus.
Abrão morava com sua esposa Sarai, seu pai Terá e seus dois irmãos: Harã e Naor. Um dos sobrinhos de Abrão se chamava Ló. Ló era filho de Harã. Naor era casado com Milca.
Sarai, a esposa de Abrão, não podia ter filhos, porque ela era estéril.
Ur dos Caldeus ficava na Babilônia, e era um lugar onde as pessoas acreditavam em vários deuses e os adoravam.
Deus não aprovava o tipo de vida que o povo de Ur dos Caldeus vivia e, então, ordenou que Abrão saísse do meio daquele povo e fosse à uma terra que já estava preparada, a Terra Prometida: Canaã.
Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão:
— Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.


FIGURA 2
Abrão , então começou com os preparativos da viagem, eram muitos detalhes e muito trabalho. Quando as pessoas perguntavam o que ele estava fazendo, ele respondia:
-Deus me chamou, ele pediu para fazer uma longa viagem!
Com certeza as pessoas perguntariam para ele aonde estava indo.
-Eu não sei ao certo. Eu somente sei que Deus me chamou e cuidará de mim no caminho. Ele me prometeu que me daria uma grande descendência e eu cri nele e o obedecerei!
Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o Senhor havia ordenado. Ele não ficou preocupado, nem perguntou para Deus como dele sairia uma grande nação, já que não tinha filhos, pois sua esposa não podia engravidar. Ele não ficou perguntando como seria isto, nem ficou querendo saber detalhes. Ele simplesmente obedeceu.
Abrão também não conhecia o caminho, nem mesmo sabia para onde ia. O que ele sabia era que Deus o estava orientando no caminho certo, e que ele seria seu guardador e guia.
Sabem, crianças, é esta atitude de fé e obediência que todos nós devemos tomar quando o Senhor nos manda fazer alguma coisa. Devemos acreditar confiar no Senhor, obedecê-Lo com o coração cheio de alegria, ainda que pareça difícil para nós, ou ainda que não entendamos o que Deus nos mandou fazer.

FIGURA 3
Abrão sabia que o Senhor tinha o melhor para sua vida e, mais do que depressa, obedeceu, partindo com sua esposa Sarai, o seu sobrinho Ló, filho do seu irmão, e todas as riquezas e empregados que havia conseguido em Harã.
Quando chegaram a Canaã, Abrão atravessou o país até que chegou a Siquém, um lugar santo, onde ficava a árvore sagrada de Moré.
Naquele tempo os cananeus viviam nessa região. Ali o Senhor apareceu a Abrão e disse:
— Eu vou dar esta terra aos seus descendentes.
Naquele lugar Abrão construiu um altar a Deus, o Senhor, pois ali o Senhor havia aparecido a ele.
Depois disso Abrão foi para a região montanhosa que ficava ao leste da cidade de Betel e ali armou o seu acampamento. Betel ficava a oeste do acampamento, e a cidade de Ai ficava a leste. Ali Abrão também construiu um altar e adorou o Senhor.
Depois ele foi andando de um lugar para outro, sempre na direção sul da terra de Canaã.
Abrão não sabia onde ficava a terra da qual Deus havia falado. Mas ele creu no Senhor e obedeceu.

Não foi fácil para Abrão deixar sua família e seus amigos. Abrão poderia ter pensado:
“— Por que deixar minha terra, minha família? O que Deus deseja de mim não pode ser feito aqui mesmo?”
Porém, Abrão não questionou, ele obedeceu. Ele sabia que Deus era bom e confiava em sua proteção.
Abrão guardou em seu coração a promessa que o próprio Deus havia lhe feito.
Deus escolhera a Abrão para ser pai de muitas pessoas. Ele desejava que Abrão contasse para essas pessoas como Ele era bom.
Abrão seria conhecido como uma pessoa muito importante. Ele seria uma bênção para o mundo inteiro. Através de seus filhos, netos, bisnetos, nasceria Jesus.
Abrão não sabia o que poderia encontrar, os perigos que passaria… O que ele sabia era que podia contar com a proteção de Deus, que o havia chamado.
E assim aconteceu. Durante toda a viagem e na nova terra, Deus cuidou dele e de toda a sua família.
Se você quer ser feliz e abençoado por Deus, tenha fé, acredite na Palavra de Deus e seja obediente como Abrão.
Qual foi a ordem que Deus deu para Abrão?
O que você acha que teria acontecido se Abraão não houvesse obedecido a voz de Deus?
Qual era o nome da esposa de Abrão?
De que tamanho seria a família de Abrão?
Abrão tinha filhos ?
O que aconteceu com Abrão por ter obedecido a voz de Deus?
O que devemos fazer quando Deus nos manda fazer algo?
Quais são as consequências da desobediência?
Quais você acha são as consequência de um coração obediente?

MOMENTO DE ORAÇÃO:
Líder ore com as crianças pedindo perdão se alguma vez foram desobedientes aos mandamentos do Senhor, ore pedindo um coração obediente e cheio de fé. Declare juntamente com eles que aquilo que o Senhor pedir, eles obedecerão!
ATIVIDADE:
Materiais:
- Palito de picolé
- Tesoura
-Cola
-Lápis de colorir
- Uma copia da folha da atividade e o recorte da figura de Abrão
Entregue a folha com o desenho da família de Abrão, recorte pela línea de pontos.
Peque a figura de Abrão e pregue um palito de picolé por trás. Coloque a figura de Abrão na folha da atividade onde foi recortado. Mova a figura de Abrão segurando pelo palito de picolé, seguindo o chamado de Deus.







Fonte:http://portalsementinhakids.com



Share
Tweet
Pin
Share