Alimentação !

Alimentação Saudável para Crianças


A saúde e o bem-estar das crianças, deverá ser a principal preocupação dos pais e educadores. Por isso mesmo, torna-se fundamental a escolha de uma alimentação adequada, que garanta o desenvolvimento saudável das crianças.

As crianças deverão praticar hábitos alimentares saudáveis, devendo os alimentos ser-lhe apresentados. Cada alimento tem os seus próprios nutrientes, textura, sabor e cheiro, devendo por isso ser experimentados para que as crianças possam definir as suas preferências.

A pirâmide dos alimentos deverá servir de guia para a alimentação das crianças, sendo que as suas necessidades nutricionais dependem da idade, actividade e constituição física. Assim, deverá ajustar as doses que se encontram na pirâmide dos alimentos às necessidades de cada criança, doses mais baixas para uma criança mais pequena e sedentária e mais elevadas para uma criança maior e activa.


Fazer com que as crianças comam de uma forma saudável e equilibrada nem sempre é fácil. Experimente novas receitas e alimentos, procurando variar o mais possível na sua alimentação. Opte por cozinhar os seus alimentos preferidos, tentando introduzir de forma gradual outros alimentos menos habituais.

Cálcio


O cálcio tem um papel vital na constituição do tecido ósseo e dentes, intervindo também em diversas funções orgânicas como o funcionamento do coração, sistema nervoso e coagulação sanguínea.

Sendo especialmente importante no crescimento, os alimentos do grupo do leite e seus derivados, são os melhores fornecedores de cálcio, estando também presente nos frutos secos e em alguns hortícolas.


Exemplo de alimentos ricos em Cálcio:


Leite
Iogurte
Queijo
Cereais


Vegetais


São uma grande fonte de vitaminas e sais minerais, importantes para o desenvolvimento das crianças. Alguns podem não parecer muito apetitosos, mas deixamos-lhe algumas sugestões mais engraçadas para os preparar:

Cozinhe o vegetal que a criança menos gosta de comer, com outro de que goste mais (pode por exemplo colocar cenoura no puré de batata);
Coloque queijo ralado por cima dos vegetais, tornando-os mais apetitosos;
Utilize os vegetais como ingrediente de pizza, deixando as crianças decorarem a sua pizza;
Para que as crianças consumam mais fruta, faça cubinhos de gelo de sumo de fruta natural, ou misture fruta fresca na gelatina;
Uma embalagem de polpa de fruta sem ser concentrada, contará como uma porção de fruta;
Faça batidos utilizando a fruta que eles mais gostam (ex: morango, banana, manga, etc.).



Água



Beber água ao longo do dia é fundamental para o rendimento físico e mental das crianças. Coloque uma garrafa de água na mochila ou lancheira do seu filho, de forma a incentiva-lo a beber mais água ao longo do dia, evitando assim a sua desidratação e o consumo de bebidas açucaradas.


Um lanche saudável


O lanche poderá ser uma forma de complementar a alimentação da criança, permitindo incluir alimentos de elevado valor nutricional: lacticínios, frutas naturais, sandes variadas, etc. Apesar de ser determinante para o equilíbrio da alimentação diária, esta refeição não deverá ser exagerada, de modo a que as crianças tenham apetite à hora de jantar.



Importância desta refeição:


Ajuda a fornecer a energia e os nutrientes que o organismo precisa para se manter activo entre as refeições principais;
Ajuda à concentração e melhoria do rendimento escolar;
Permite controlar os apetites insaciáveis, responsáveis pelo aumento da ingestão de alimentos com elevado teor de açúcar ou gordura.


Um bom lanche deverá incluir:



Pão ou cereais de pequeno-almoço (de preferência integrais)
Leite e derivados
1 peça ou sumo de fruta


Fonte: www.nacional.pt





Não deixe de assistir esse vídeo é um desenho alem de educativo muito bonitinho mesmo! Ele ensina sobre coisas do dia-a-dia das crianças, ensina a elas como-se alimentar de uma forma divertida, as crianças vão gostá muito....


Sid O Cientista Que Saúde_Quero Bolo P.01



   


Sid O Cientista Que Saúde_Quero Bolo P.02










Outras Dicas de Alimentação Sudáveis



Aqui você encontra 30 dicas de Alimentação saudáveis, nas mais diversas categorias. As dicas variam desde as mais essenciais aquelas que já sabemos, mas que não custa sermos lembradas de vez em quando, até as dicas mais “avançadas”. Enfim, independente do quanto você já cuide de sua saúde, você certamente encontrará aqui formas de melhorar ainda mais.


Então, vamos lá!




1. Coma sempre em pequenas quantidades.

Seu corpo precisa de calorias e nutrientes durante todo o dia para funcionar bem. Se você pular refeições, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.



2. Água: sua fonte diária de vida.

A água é extremamente importante para a nossa saúde, pois mantém o organismo em equilíbrio. Ela também ajuda a digerir e absorver alimentos com mais facilidade. Recomenda-se em torno de 2 litros diariamente, ingerida entre as refeições e ao longo do dia.


3. Consuma uma colher de sopa de linhaça diariamente.


Na casca da linhaça encontra-se uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E ajuda no funcionamento celular, por isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. Possui componente antioxidante e anticancerígeno. Além disso, é um poderoso desintoxicante.


4. Não economize no azeite de oliva.

Além de reduzir o colesterol, o azeite ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. O azeite de oliva é também uma fonte rica em vitamina E, que ajuda a proteger contra o câncer. Os melhores a serem consumidos são os extra virgem, com acidez não maior que 0,8%.



5. Inclua brócolis em suas saladas.

O brócolis é rico em cálcio, ácido fólico, selênio, potássio e vitaminas A e C. Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon e mama. Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo.



6. Não deixe de comer arroz e feijão.


Esses alimentos são uma combinação perfeita para o organismo: possuem uma excelente fonte proteica, propriedades antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras e aminoácidos.


7. Tome vitamina C diariamente.

A Vitamina C é um poderoso antioxidante e combate a formação dos radicais livres. Ela ajuda as células do organismo a crescer e permanecer sadias — principalmente as células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sanguíneos. Combate infecções atua na absorção do ferro, reduz o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico.

8. Use a salsinha como tempero no dia-a-dia.


A salsinha é rica em vitaminas A e C. Ela é ótima para aliviar dores no estômago e eliminar gases do estômago e intestino. A salsa é também anticancerígena, devido à sua alta concentração de antioxidantes.

9. Soja: alimento essencial na saúde da mulher.


A soja é rica em hormônios e aumenta os níveis de estrogênio, aliviando os sintomas da menopausa. Possui atividade anticancerígena e acredita-se que combate especialmente o câncer de mama. Também auxiliando na redução do colesterol e triglicerídeos. Ela tem uma concentração de proteínas elevada, por isso pode substituir a carne.

10. 10 gotículas de própolis diariamente previnem várias doenças.


A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Age como antioxidante no organismo.


11. Inclua de 2 a 3 porções de frutas diárias.


As frutas são alimentos que oferecem grande quantidade de fibras, proteínas, vitaminas, sais minerais e açúcares (frutose). Elas são compostas basicamente de água, que é o composto fundamental para manter os tecidos do organismo saudáveis.

12. Troque o refrigerante por suco de fruta ou suco verde.




Os sucos de fruta energizam e limpam o organismo, fornecem minerais, vitaminas e fibras. Por serem ricos em açucares naturais, devem ser consumidos com moderação. O suco verde fornece magnésio e antioxidantes (capazes de impedir a ação dos radicais livres, que levam ao envelhecimento e doenças).




13. Escolha alimentos antioxidantes.



Os antioxidantes combatem os radicais livres, diminuindo o seu poder de reação química. Isso é feito através de nutrientes antienvelhecimento, como as vitaminas C, E, betacaroteno e mineral selênio. Esses nutrientes podem ser ingeridos através de alimentos como frutas e hortaliças.


14. Gosta de um chazinho? O chá verde é uma boa opção!



O chá verde é famoso por possuir alta concentração de antioxidantes. No chá verde também encontramos alta concentração de caroteno e vitaminas C e, substâncias que atuam no rejuvenescimento do organismo. Ele também é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas (B1, B2, C, E, K).


15. Inclua fibras diariamente na sua dieta.



Para quem pretende emagrecer e cuidar da saúde, as fibras são uma ótima opção. Além de não fornecerem muitas calorias, elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares, e causam sensação de saciedade. Mas atenção: para um bom funcionamento do intestino, as fibras devem ser sempre consumidas com bastante água.


16. Vitamina B: não deixe de fora do cardápio.


As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.

A vitamina B está presente nas carnes, leite, ovos, legumes, germe de trigo e brócolis.


17. Inclua ração humana na sua dieta.



A ração humana é um composto com diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Controla colesterol e diabetes, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo. Pode ser comprada ou feita em casa e normalmente contém: linhaça, colágeno, fibra de trigo, aveia, leite de soja, açúcar mascavo, castanha, amêndoa, gergelim e gérmen de trigo.


18. Coma 1 castanha, 2 nozes e 4 amêndoas por dia e sinta a diferença!



Essas frutas oleaginosas são fontes de fibras, ricas em vitaminas e minerais como potássio, selênio, magnésio e zinco. As castanhas são compostas de gordura saudável, que são responsáveis por efeitos benéficos como diminuição do LDL (colesterol ruim) e pelo aumento do HDL (colesterol bom), prevenindo, assim, doenças cardiovasculares.


19. Chocolate na medida certa é muito benéfico à sua saúde.



O chocolate (através do cacau) possui propriedades anticancerígenas, estimulantes cerebrais e a capacidade de curar diarreias. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Mas atenção: deve ser consumido com moderação (em média 30 g por dia) e deve ter uma alta dosagem de cacau, pelo menos 50%.



20. Gosta de um cafezinho? Se consumido na medida certa, pode ser benéfico.



O café fornece nutrientes e contém substâncias capazes de reduzir o risco de doenças. Foi observada, também, uma eficaz atuação no fígado e proteção contra o desenvolvimento de tumores. Mas o café deve ser de qualidade, com pouco açúcar e consumido no máximo 3 xícaras pequenas por dia.


21. Alimentos termogênicos: aceleram o metabolismo e emagrecem.

Os alimentos termogênicos são aqueles que precisam de mais energia para ser digeridos. Por isso, eles induzem o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado, gastando assim ainda mais calorias que as presentes no alimento. São termogênicos: gengibre, canela, linhaça, brócolis, laranja, óleo ou gordura de coco, vinagre de maçã, cafeína, chá verde, pimenta vermelha, couve e abacaxi.

22. Coma uma laranja por dia. 

Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonoides, que aumentam seu valor nutritivo. Antes de fazer caminhadas, tome um copo de suco de laranja: ele dá energia, hidrata o corpo e diminui o colesterol.



23. Precisa de energia? Mel é uma boa pedida.

Além de ter a função de adoçar, o mel ajuda no bom funcionamento do nosso organismo e trata doenças como: gripe, asma, amigdalite e bronquite. É rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, auxiliando em problemas respiratórios e funções intestinais.


24. Quer incluir mais fibras a dieta? Coma aveia.

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras. A aveia diminui o colesterol ruim e ajuda no bom funcionamento do intestino. É recomendado de 1 a 2 colheres de sopa diariamente

25. Alho e cebola: a dupla perfeita para sua saúde.

Pesquisas comprovam que o alho e a cebola trazem inúmeros benefícios à saúde. Nos homens, uma dieta rica em alho e cebola é também arma indispensável no combate ao câncer de próstata. Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico, e reduz glicose e colesterol.

26. Cuidado com o excesso de açúcar!

O açúcar refinado tem pouquíssimo valor nutricional. Quando consumido com regularidade e em grande quantidade, gera uma série de reações bioquímicas que podem levar à obesidade, hipertensão e diabetes. Procure substituir o açúcar refinado pelo mascavo, que é um possui mais nutrientes, vitaminas e minerais.

27. O guaraná em pó pode ser um grande aliado no cansaço do dia-a-dia.

O guaraná em pó é um poderoso estimulante, devido à cafeína em alta concentração. É utilizado para combater o cansaço físico e mental. O pó de guaraná contém fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A.

28. Gengibre: não deixe essa maravilha fora da sua dieta.

É considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e antibactericida. O gengibre é utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Você pode consumir em forma de cápsulas, em pó ou em forma de chá.

29. Beba água de coco e mantenha seu corpo hidratado.

A água de coco é uma delícia para beber, riquíssima em vitaminas e sais minerais como o potássio. É a bebida ideal para quem pratica atividades físicas. Serve como soro natural quando estamos doentes ou com diarreia, pois hidrata o nosso organismo (além da pele, que fica super-macia!)

30. Inclua linhaça e aveia no seu dia-a-dia para melhorar o trânsito intestinal.

Bata a linhaça junto com a aveia no liquidificador. Tome uma colher de sopa diariamente de preferência em jejum. Pode ser com água ou suco de sua preferência. A linhaça e a aveia juntas possuem muitos minerais e vitaminas, além de serem ótimas para intestino preso.


Encontrei essas dicas no book 101 dicas, no site: belezaesaude.dae.com.br












Share
Tweet
Pin
Share