o arrebatamento

by - janeiro 14, 2020

O que diz a Bíblia sobre o arrebatamento?

Arrebatamento é um tema interessante, mas o que realmente sabemos sobre ele?



O que diz a Bíblia sobre o arrebatamento?

A meta para todos os cristãos é estar no arrebatamento. O momento glorioso quando Jesus leva consigo para o céu aqueles que pertencem a ele, para estar com Ele para sempre.

O que é o «arrebatamento»?

Mesmo que a expressão «arrebatamento» não é utilizada uma vez na Bíblia, é o nome que foi dado para a ocasião em que Jesus vai descer do céu para buscar aqueles que o amavam sobre tudo nesta terra, e tem sido seus discípulos fiéis.

«Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz e com a trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Então, nós que estamos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos uns aos outros com estas palavras.» 1. Tes. 4,16-18.

Os discípulos de Cristo que já morreram ressuscitarão primeiro, e aqueles que ainda vivem em Cristo juntam-se com eles. Eles serão todos arrebatados juntamente em corpos incorruptíveis, para encontrar a Jesus no ar.

«Porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Por que convén que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade.» 1. Cor. 15,52-53.

Quem será buscado no arrebatamento?

Jesus disse aos seus discípulos: «E se eu for e vos preparar lugar, eu voltarei e vos levarei para mim mesmo, para que possais estar onde estou. E para onde eu vou vós conheceis o caminho.» Jo. 14,3-4. Isto significa que há um caminho a percorrer. Um caminho que leva a estar com ele; para ficar com ele para sempre. Aqueles que amam a Jesus sabe aonde vai o caminho.

«Há aqueles que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. & hellip; Em sua boca não se achou engano. Eles são irrepreensíveis.» Apoc. 14,4,5.

Eles são aqueles que, pela graça de Deus, seguiram os passos de Jesus. Eles têm feito o que é certo e bom, e aquilo para o qual eles foram chamados a ser: sal e luz neste mundo. (Mateus 5,13-16) Isto significa que nenhuma injustiça, nenhuma insatisfação ou reclamação, nenhuma preocupação, nenhum desânimo, nem preguiça, nem mundanismo ou vaidade, etc. é encontrado neles.

Estes são chamados «Noiva de Cristo». Eles seguraram tenazmente firme no que é certo, bom e verdadeiro em todas as circunstâncias, assim como seu noivo fez em seus dias na terra, então eles são limpos e dignos de ser sua«esposa». «Estejamos felizes e nos alegremos, e demos-lhe glória: Porque o Cordeiro é vindo, e sua noiva já se aprontou. É-lhe dado vestir-se de puro linho fino. Porque o linho fino são as justiças dos santos.»  Apoc. 19,7-8.

Quem será deixado no arrebatamento– as virgens insensatas

Em sua história das virgens sábias e insensatas (Mateus 25,1-13) Jesus nos mostra claramente que nem todos os crentes serão tomados no arrebatamento. As «virgens insensatas» são as que serão deixadas. Estes são aqueles que não têm uma vida escondida com Cristo em Deus. Embora eles têm uma boa aparência, eles ainda vivem em pecado, no oculto; eles ainda fazem o que sabem que é errado. (Ap 3,1-3)

Eles foram felices, se contentaram, apenas em ter um bom testemunho diante dos homens, com uma vitória sobre pecado óbvio, o exterior. Talvez eles eram muito ativos em fazer boas ações. Mas eles não venceram o pecado interior. Inveja, ira, orgulho, etc. que apenas está no interior não tinha sido limpo. Jesus vem para tomar uma noiva que limpou-se a si mesma – uma noiva pura no seu interior!

«… Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.» Efes. 5,27.

Quando é que o arrebatamento acontecerá?

A Bíblia não nos diz exatamente quando o arrebatamento acontecerá. Jesus nos diz que nem ele mesmo sabe isso. «Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.» Marc. 13:32.

Mas em Mateus 24 Jesus fala sobre vários sinais que podem ser vistos para saber quando o Filho do homem virá. Podemos ver algumas dessas coisas acontecer neste tempo em que vivemos agora, então nós provavelmente podemos saber que não falta tanto tempo. O tempo marcha inexoravelmente, e enquanto o mundo mergulha mais fundo na escuridão, sabemos que o tempo da meia noite, da qual Jesus fala na parábola das dez virgens, não pode estar muito longe. Devemos tomar a admoestação de Paulo em Efésios 5.16 ao coração: «… remindo o tempo, porque os dias são maus.»

Mas para aqueles que andam na luz, como ele na luz está (1 João 1.7), não há nenhuma razão para estar preocupados, mas basta olhar para a frente para o dia com alegria e expectativa. É o objetivo de toda a sua vida, enquanto aqui na terra: estar prontos para quando o Noivo voltar para buscá-los. Eles vivem para o que é eterno.

Estarei junto no arrebatamento?

«Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.» Lucas 9,23. Você desistir de sua própria vontade negando-se a si mesmo para ser um discípulo de Cristo?

«E todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.» 1. Jo. 3,3. Você faz apenas o que é certo, bom e verdadeiro, e purifica-se, e mantem-se limpo?

Você faz isso agora? Então você vai estar junto. E se você não fez isso, então você pode começar agora! Nós ainda vivemos em um tempo onde a maravilhosa graça de Deus atua e ainda podemos seguir a Jesus neste caminho onde negamos a nós mesmos e vencemos o pecado. Esta vida escondida nos dá comunhão com ele, e então o noivo te reconhecerá no dia em que descerá do céu para recolher aqueles que pertencem a ele. (Filipenses 3,8-10)



Filme evangélico O arrebatamento O mundo após à saída da igreja






You May Also Like

0 Comentários

"Este blogue respeita todos os seus leitores... sua presença é fundamental para o sucesso deste blog".
Agradeço pelo seu comentário!"