A História do Velho Testamento

by - janeiro 13, 2020

Resumos dos relatos históricos do Velho Testamento preparados para ajudar professores nas aulas a serem ministradas para crianças


A História do Velho Testamento

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 por Dennis Allan 
dos os direitos reservado

Sugestões para o uso destas lições

 Este resumo dos relatos narrativos do Velho Testamento foi preparado para ajudar professores de aulas bíblicas, especialmente de aulas para crianças. Cada professor terá que adaptar a sua apresentação ao nível de compreensão dos seus alunos.

 Sugiro que estas lições sejam usadas em um ciclo de estudo repetido várias vezes com crianças até 10 ou 11 anos de idade. Se tiver três aulas por semana, o ciclo completo da história bíblica, apresentado desta maneira, levará aproximadamente dois anos. Se tiver duas aulas, levará aproximadamente três anos. Se tiver apenas uma aula por semana, levará quase seis anos para fazer cada ciclo.

 A repetição é essencial para a aprendizagem. A criança que começa a ouvir as histórias bíblicas cedo – talvez no primeiro ano de vida – e que as ouve com freqüência ao longo dos anos, desenvolverá um conceito geral do conteúdo da Bíblia. Este conhecimento servirá de base para os estudos mais profundos dos livros mais difíceis – profetas, epístolas, etc. – nos anos posteriores.

 Quando estas lições são usadas pelos professores numa congregação, devem ser acompanhadas por um cronograma coordenando as aulas durante o período de estudo – talvez um trimestre ou quadrimestre.

Quando são usadas pelos próprios pais em casa, podem escolher a frequëncia e a duração de cada aula conforme a idade e a capacidade dos filhos.

 É  importante  estudar  as  lições  na  seqüência  para facilitar  a  aprendizagem  da cronologia bíblica. Na preparação destas lições, tenho seguido, em quase todos os casos, a cronologia apresentada nos livros de Bob e Sandra Waldron, que recomendo como fontes adicionais de informações na preparação das suas aulas.

 Algumas dicas práticas para os professores:

 1- Conte a história. Antes de começar cada aula, estude bem, Você deve conhecer todos os detalhes da história para poder contá-la de uma maneira animada. Não leia estas folhas aos alunos. Se fizer leituras bíblicas para contar a história, leia bem com expressão e entusiasmo. 

2- Não faça aplicações forçadas. Muitas lições sugerem aplicações óbvias, mas evite a tendência de inventar aplicações que não têm nada a ver com o texto (Exemplo: A lição da multiplicação dos pães e peixes é o poder de Jesus, não a importância de crianças dividirem seus brinquedos com os irmãos e amigos!) Às vezes, a lição importante é a mais óbvia – de entender o que Deus e suas criaturas fizeram. 

3-  Seja pontual e deixe seu interesse nas coisas de Deus transparecer, para que as crianças possam aprender como a palavra do Senhor é interessante e importante.

4- Nunca esqueça que as almas que ouvem a palavra de Deus da sua boca ficarão diante do Senhor para serem julgadas. O que você ensina hoje pode fazer uma diferença eterna!

A Criação do Mundo

 (Gênesis 1)


Eventos Principais:      A Criação 
Conceitos Principais:  Deus é eterno
 Ele criou o mundo por sua poderosa palavra Existem três pessoas divinas:
 O Pai 
O Filho 
O Espírito Santo

A História:        No princípio, Deus criou os céus e a terra 

Os 6 dias de criação:    Luz; Separação entre a luz e a escuridão   
       
O céu: a divisão entre as águas          
Os mares e a terra seca; as plantas 
 As luzes celestiais: o sol, a lua e as estrelas 
 Os peixes e animais do mar; os passarinhos 
 Os animais da terra; o homem
 Tudo era muito bom!

Sugestões:   Cante para lembrar! Relacione os dias:  1-4; 2-5; 3-6 
Comece agora a ensinar a seqüência da história

Referência para ajudar na preparação dos estudos sobre Gênesis: http://www.estudosdabiblia.net/gnejocompleto.pdf





A Criação do Homem e da Mulher 

(Gênesis 2)


Eventos Principais:      A Criação
 Pessoas Importantes: Adão Eva 
Conceitos Principais:  Deus é o Criador
 Ele criou o homem e a mulher como as melhores das suas criaturas na terra Ele lhes deu um lugar muito bom para morar Deus lhes deu uma lei.  O papel do homem é obedecer à palavra de Deus
 O casamento vem de Deus e é muito bom

A História: O capítulo 2 fala detalhadamente de uma parte do trabalho que Deus fez no sexto dia:  A criação do homem e da mulher 

Deus criou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida Ele o colocou no jardim do Éden, onde tinha muitas árvores

 Duas destas árvores são importantes:      
    A árvore da vida     
    A árvore do conhecimento do bem e do mal
Deus deu uma lei: "Da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás" A mulher foi criada da costela do homem para ser auxiliadora 
Os dois se uniram em casamento

Sugestões:

Relembre seus alunos dos detalhes da criação
 Fale do lugar especial do homem na criação de Deus Enfatize que Deus é bom e preparou muitas bênçãos para nós 
Explique a importância da nossa obediência à palavra de Deus 
Fale do casamento e da família como parte do plano original de Deus para nós
 Faça resumo das coisas já aprendidas na seqüência da história, e acrescente as pessoas importantes desta história:  Adão e Eva

 Referências para ajudar na preparação deste estudo:


O Primeiro Pecado

 (Gênesis 3)

Eventos Principais:  O Primeiro Pecado 
Pessoas Importantes: Adão Eva
 Conceitos Principais:  O pecado é a desobediência da palavra de Deus 
O pecado tem conseqüências:  Separação de Deus, sofrimento, castigo
Cada pessoa tem que escolher obedecer ou não

A História

Deus já tinha dado uma proibição (Gênesis 2:17) 
Ele falou claramente da conseqüência da desobediência (Gênesis 2:17) 
O diabo, como cobra, mentiu à mulher: ! 
 *Ele disse que a coisa proibida era boa !  
 *Ele disse que eles não sofreriam a conseqüência se desobedecerem 
A mulher ouviu as palavras do diabo e comeu
Ela deu o fruto ao homem, e ele comeu
 Os dois ficaram envergonhados por causa do seu pecado
 Deus entrou no jardim e falou com eles sobre seus pecados. !  
*Eles tentaram colocar a culpa em outros, mas Deus considerou cada pessoa responsável pelas próprias ações !  
*Cada pessoa recebeu um castigo de Deus: 
*A cobra:  Maldita e Ferida na cabeça (uma profecia da vitória de Cristo sobre o diabo)    
*A mulher:  Dores e sofrimento   
*O homem:  Sofrimento e dificuldade no trabalho

 Eles foram lançados fora do jardim e não lhes foi permitido voltarem

Sugestões:

Relembre seus alunos dos detalhes da criação
 Enfatize que somos criados para servir, não para desobedecer 
Fale de obediência como a escolha de cada pessoa 
Mostre que desobediência sempre traz conseqüências más 
Fale do nosso alvo:  Estar eternamente com Deus 

Referências para ajudar na preparação deste estudo:



Caim e Abel 

(Gênesis 4)


Eventos Principais:      O Nascimento de Caim e Abel
Os Sacrifícios de Caim e Abel
 Caim Mata Abel 
O Nascimento de Sete 
Pessoas Importantes: Caim Abel 
Sete Conceitos Principais: Obediência: Fazer a vontade de Deus 
Devemos amar nossos irmãos
 Inveja é um pecado
 Nunca devemos matar outras pessoas Deus sabe tudo


A História:

Adão e Eva tiveram dois filhos:  Caim e Abel 
Abel era pastor de ovelhas
 Caim era agricultor
 Os dois ofereceram sacrifícios a Deus !  
*Caim ofereceu frutos da terra !  
*Abel ofereceu um carneiro !  Deus aceitou o sacrifício de Abel; e rejeitou o de Caim
 Caim ficou bravo e desanimado, e matou Abel 
*Deus viu o que ele fez, e o castigou; 
Caim peregrinou na terra durante o resto da vida
 Adão e Eva tiveram outro filho:  Sete 
Todos nós somos descendentes de Sete

Sugestões:

Enfatize o conceito de obediência 
Fale sobre o fato que Deus sabe tudo 
Introduza o ensinamento de Hebreus 4:13
 Explique que obediência começa com nossos próprios pais (Efésios 6:1)
 Mostre que desobediência tem sua conseqüência:  
Separação de Deus e de seu povo (como Caim foi banido) 

Referências para ajudar na preparação deste estudo:



O Dilúvio

 (Gênesis 6 - 9)


Eventos Principais:      A Preparação da Arca O Dilúvio 
Pessoas Importantes: Noé
Conceitos Principais:  A conseqüência da desobediência
A graça de Deus para salvar as pessoas que o obedecem
 Devemos respeitar a vida humana; é pecado matar outra pessoa


A História

Os homens se afastaram mais e mais de Deus 
Deus viu a maldade dos homens e decidiu destrui-los
 Noé, um bom homem, achou graça diante do Senhor 
Deus mandou que Noé fizesse uma arca para salvar sua família e os animais
 Deus causou o dilúvio no mundo inteiro
 Noé, sua esposa, seus três filhos e três noras entraram na arca, junto com os animais 
Choveu por 40 dias e 40 noites
 Eles ficaram na arca mais de um ano, até a terra secar e a arca repousar nos montes de Ararate
 Noé soltou pássaros para saber se a terra tinha secado: Soltou um corvo, que voava de um lado para outro até que a terra secasse
 Depois, soltou uma pomba, que voltou porque não achou lugar seco onde ficar 
Depois de mais uma semana, soltou a pomba de novo, e ela não voltou 
Noé saiu da arca e ofereceu sacrifícios a Deus 
Deus fez um acordo com Noé: O arco-íris é sinal da promessa para nunca mais destruir o mundo com água
 O homem pode comer dos animais e das verduras 
Deus proibiu que o homem comesse sangue, que representa a vida 
É pecado matar outro ser humano
A família de Noé teria descendentes espalhados pelo mundo


Sugestões:

Não diminua a conseqüência do pecado nem o significado da morte: 
 Deus castigou os homens porque o pecado é horrível 
Use este exemplo para explicar o conceito de graça:  
Deus salvou a família de Noé porque ele é bondoso
 Fale da importância de respeitar a vida humana 

Referências para ajudar na preparação deste estudo:





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