Como Organizar um Culto infantil?

by - dezembro 05, 2013

                 
Esta organização deve ser antecipada para não causar tumulto no momento do culto. Você deve abrir a visão da sua igreja da importância deste culto e da participação dos pais.

Como as crianças aprenderão a se comportar na igreja se ela estiver vazia? Ela não assimilará que está havendo um culto,tenho a presença dos pais ,a criança se sentirá motivada.

Antecipadamente, veja as crianças que estarão recebendo oportunidade. Após a escolhe, chame os pais e fale da responsabilidade que a criança terá no momento do culto infantil (muito importante colocar os pais como intercessores), e nunca deixe de ter em mãos a programação do culto, com o nome das crianças que irão participar.Lembre-se que eles são “os donos do culto”, logo, eles que deverão receber as oportunidades do começo ao fim.

Use-as com empenho seja para cantar hinos, leitura da bíblia, louvores, fantoches, teatros, coreografia, auxilio, para segurar visuais, recolher ofertas, etc.

Segue abaixo os procedimentos úteis para a organização do culto infantil:



1)agendar as datas dos cultos infantis de acordo com o calendário da igreja



2)Preparar um bom material ilustrativo e escolher técnicas de exposição do tema de acordo com as necessidades das crianças.

Faça dramatizações utilizando fantoches, sermão ilustrado, louvores e coreografias, ou convite uma pessoa de fora para pregar para as crianças. Todos nós gostamos de novidades, passe ao preletor o tema do culto, ou deixe Deus tocar no coração dele para Ele trazer a Palavra necessária.

3) “Separar” as crianças que estarão participando ativamente do culto e “conversar com os pais”

4)Faça programação do culto:



Oração Inicial com boas vindas

Leitura introdutória

Louvor congregacional

Palavra introdutória feita por uma criança

Oportunidades

Oração pela oferta

Oferta

Conjuntos convidados

oportunidades

Conjunto local

Oração para pregação

Pregação

Oração Final

Sorteio,brincadeiras ou entrega de brindes



5) Ornamente todo local, onde será ministrado o culto, lembre: ornamente de acordo com o tema.



Dicas Importantíssimas para o dirigente do Culto:



Dirigir o culto infantil não é somente escolher e cantar com as crianças as músicas,ou fazer “gracinhas”para elas. Louvar com música cantada é somente uma das formas de cultuar.

Há outras maneiras:



· Planeje antecipadamente os períodos do culto onde você pedirá para a congregação se levantar e se sentar.

· Em pé a voz sai melhor, por isso as músicas de exaltação devem ser preferencialmente cantadas em pé. Músicas mais introspectivas, reflexivas, de confissão de pecados, arrependimento… combinam com uma atitude mais introspectiva, sentados ou eventualmente ajoelhados.

· Na escolha da seqüência das músicas, considere essa combinação conteúdo-estilo para que a congregação não fique sentando e levantando continuamente.

· Se quiser explicar a música ou fazer algum comentário, explique a música primeiro e só então peça para a congregação se levantar (não fique falando muito com todos em pé).

· Se a música for nova, cante a 1° vez sentados e se julgar apropriado, que se levantem na 2° vez. Não peça para o povo se levantar para cantar uma música desconhecida

· Use algum texto de adoração, que fale sobre atributos de Deus, que conduza ao louvor.

· A leitura bíblica faz parte da celebração. Não se esqueça que o culto é de todos para Deus, por isso opte pela leitura em uníssono (todos juntos) ou responsiva (o dirigente lê um versículo e a congregação o seguinte).

· As orações normalmente incluídas no culto são: de abertura / invocação, consagração de ofertas, intercessão pelos visitantes, encerramento do período de louvor e intercessão pelo pregador.


fonte: http://flaviagregio.webnode.com.br

You May Also Like

0 Comentários

"Este blogue respeita todos os seus leitores... sua presença é fundamental para o sucesso deste blog".
Agradeço pelo seu comentário!"