A HISTÓRIA DE JONAS

by - abril 18, 2013



Quando seus pais mandam você fazer alguma coisa, você obedece na hora? Às vezes é difícil obedecer a primeira vez. Talvez você tenha uma outra coisa que quer fazer primeiro; talvez você acha que o trabalho que eles pediram para você fazer pode esperar por um ou dois minutes; ou talvez você simplesmente não quer faze-la. Se esperar, você está pedindo problemas. É melhor fazer na hora o que eles mandaram; isto é agradável a Deus.


Hoje, vamos aprender sobre um homem que tentou fugir de Deus quando não queria obedece-Lo e assim enfrentou grandes problemas.

A história de Jonas

Jonas era filho de Amitai.

Eis que um dia o Senhor lhe apareceu e disse a ele para ir até a cidade de Nínive para pregar a palavra de DEUS, pois, aquela cidade estava em grande pecado!



Mas Jonas não gostava muito dessa ideia e tentou fugir da presença de DEUS, indo de barco para uma cidade chamada Társis, que era o lugar mais longe de Nínive que Jonas conhecia.



Então o Senhor mandou um forte vento que se transformou em uma tempestade fazendo com o barco ficasse a ponto de se romper.Enquanto os marinheiros morriam de medo e jogavam a carga para aliviar o peso, Jonas dormia profundamente no porão até ser acordado pelo capitão que lhe perguntou:

-Como consegue dormir com essa confusão?



E os marinheiros se perguntavam o que fazer para acalmar o mar, mas o mar ia se tornando cada vez mais agitado.
Jonas a essa altura já sabia que isso só estava acontecendo por causa de sua desobediência.
Então ele disse:
-Joguem-me no mar e ele se acalmara!
Os marinheiros lançaram-no e o mar se acalmou.



Para que Jonas não morresse, DEUS mandou um grande peixe para que o engolisse.E lá ficou Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.

Nesse período Jonas se arrependeu e orou ao Senhor; lá no mais profundo abismo ele clamava a Deus.O Senhor ouvindo a oração falou ao peixe que vomitasse Jonas na terra e assim ocorreu.



Novamente o Senhor ordenou a Jonas para que fosse a Nínive.E Jonas assim fez.Chegando a Nínive pregou ao povo o evangelho de Deus e eis que o povo se arrependeu.Chegando essa noticia ao rei de Nínive, levantou-se do trono e ordenou ao povo que se sentasse sobre as cinzas, se vestissem com panos de saco e vestissem também seus animais e clamasse fortemente a Deus.



Jonas ao invés de se alegrar, ficou foi irado, pois queria ele, que DEUS destruísse o povo de Nínive.Então saindo Jonas da cidade se se assentou ao oriente e ficou lá esperando para ver o que aconteceria à cidade, pois ainda tinha esperança de que DEUS a destruiria.Estava muito calor então fez DEUS que nascesse uma planta e esta cobriu a cabeça de Jonas.



No dia seguinte mandou DEUS um verme e este feriu a planta e Jonas ficou com muita raiva.O sol estava tão forte que Jonas pedia para si a morte dizendo;

-Melhor é morrer do que viver!

Então DEUS perguntou a Jonas se valia à pena a ira dele por causa da planta e Jonas disse que sim.



Tornando o Senhor disse a Jonas:

Se você teve compaixão da planta que não te custou nada e nenhum trabalho para nascer, Eu, não vou ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem a diferenciar entre a mão esquerda e a direita e também muitos animais?




“Não devemos desobedecer ao Senhor, pois Ele tem um propósito na vida de cada um de nós e devemos confiar Nele e deixar que nos guie pelo seu caminho, não duvidando em nenhum momento”.


fonte:  http://www.ipicarrao.org/infantil/a_historia_de_jonas.htm



Conclusão
Jonas pensou que poderia se esconder de Deus, mas não conseguiu. E nós, será que podemos nos esconder de Deus? Se entrarmos debaixo da cama, será que Ele nos vê? E quando pegamos alguma coisa escondida do amiguinho, será que Deus vê? É claro que sim. Quando fazemos alguma coisa errada não adianta tentar esconder de Deus, isso é impossível. Ele sabe e vê tudo o que acontece conosco. Devemos obedecer  tudo o que Ele nos manda fazer? A Bíblia nos mostra muitas coisas que Deus quer que façamos. Em que você deve obedecê-lO?


Versículo para Memorizar



























 






A História de Jonas em vídeo:






Lição Pratica:

1. Você acha melhor obedecer na hora ou esperar um pouquinho? Por que?


2. Você acha que quando você obedece a primeira vez que seus pais estão contentes? Por que?

3. Seus pais ficam nervosos quando têm que mandar você muitas vezes para fazer um certo trabalho? Por que?


4. Como você sentiria se alguém não obedeceu na hora?


5. Sua família seria mais contente se você obedecesse a primeira vez?


6. Aprender obedecer na hora pode ajudá-lo a crescer e enfrentar a vida dia-a-dia?



Perguntas:

1. Para onde Jonas foi mandado ir?


2. O que Jonas fez?


3. O que aconteceu a seu navio?


4. O que os outros homens no navio fizeram a Jonas?


5. O que aconteceu a Jonas no mar?


6. Depois, Jonas obedeceu a Deus?


You May Also Like

0 Comentários

"Este blogue respeita todos os seus leitores... sua presença é fundamental para o sucesso deste blog".
Agradeço pelo seu comentário!"