Mitos e verdades sobre a criança e a televisão

by - abril 13, 2012




Mitos e verdades sobre a criança e a televisão


Por Renata Demôro



De acordo com estudo recente, realizado por pesquisadores da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, crianças de quatro anos que assistem desenhos com ritmo acelerado, como o famoso Bob Esponja, podem desenvolver Mitos e verdades sobre a criança e a televisão déficit de atenção e problemas de comportamento. A televisão no quarto pode ser prejudicial à saúde das crianças? E qual o número máximo de horas que uma criança pode assistir? A seguir, confira mitos e verdades sobre a relação entre a criança e a televisão.

  1 Televisão é entretenimento e, por isso, não é capaz de fazer mal à saúde das crianças

 Mito. De acordo com estudo publicado na revista britânica “Biologist”, o número excessivo de horas em frente à televisão pode provocar problemas de saúde nas crianças, como obesidade, diabetes, autismo e puberdade precoce nas meninas. A psicóloga Roberta Lopes afirma que “o déficit de atenção não passa com o tempo. Isso significa que o transtorno adquirido na infância permanecerá ao longo da vida adulta, refletindo na vida acadêmica e profissional do indivíduo. A dificuldade em manter o foco em uma atividade, falta de organização, pouca motivação e impulsividade são traços facilmente percebidos em adultos com o problema”.

2 Filmes violentos deixam as crianças mais agressivas

Verdade. Segundo estudo publicado na revista científica “Psicologia: Reflexão e Crítica”, crianças que acabaram de ser expostas a um filme violento poderão resolver conflitos familiares e com amigos através de atitudes agressivas. A pesquisa, que analisou 160 crianças, mostrou que o comportamento agressivo do sexo masculino aumentou após assistirem a um filme violento com heróis na trama. O mesmo não aconteceu com as meninas pesquisadas.

3 Tenho a rotina corrida e não há problema em deixar as crianças em frente à TV enquanto resolvo outras questões

Mito. A psicóloga Roberta diz que “os pais tem a obrigação de estimular o bom desenvolvimento físico e mental dos filhos, inclusive, observando o que eles assistem. Crianças não devem assistir TV sem que haja o mínimo de controle sobre suas escolhas, sob o risco de prejudicar seu desenvolvimento cognitivo comportamental”.

  4 Crianças não devem ter televisão no quarto

 Verdade. Segundo estudo realizado por pesquisadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e da Stanford University, que analisou 400 crianças do ensino primário e seus pais, aquelas que possuíam televisão em seus quartos obtiveram notas significativamente mais baixas nas provas da escola. Por outro lado, a mesma pesquisa concluiu que ter um computador em casa está associado a notas mais altas nas provas. Segundo a psicóloga Roberta Lopes “a TV no quarto das crianças dificulta o controle do conteúdo a que têm acesso. O ideal seria que o aparelho estivesse em um cômodo onde a família se reúne e pode participar”.

5 Bebês podem ficar em frente à TV por que não entendem o que está sendo exibido

 Mito. De acordo com pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, assistir televisão é especialmente prejudicial ao desenvolvimento de crianças até dois anos de idade. De acordo com a pesquisa, até essa idade, bebês não deveriam assistir a nenhum tipo de programa na televisão. A partir dos dois anos, os pais poderiam liberar as crianças para assistir até duas horas de TV por dia.


fONTE: http://gnt.globo.com









You May Also Like

0 Comentários

"Este blogue respeita todos os seus leitores... sua presença é fundamental para o sucesso deste blog".
Agradeço pelo seu comentário!"